DEIC 2019

DEIC 2019 tem curso do SAVIC

Dentro da programação do XVIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca (DEIC 2019), o curso do Suporte Avançado de Vida em Insuficiência Cardíaca reuniu na tarde desta quinta-feira (08/08) 28 participantes de todo o país. “É uma metodologia ativa de ensino, um curso para aprimoramento das habilidades técnicas dos médicos em relação ao atendimento do paciente portador desta síndrome do coração fraco, que a gente chama de insuficiência cardíaca”, explica o coordenador do SAVIC/DEIC, Dr Pedro Vellosa Schwartzmann.

Segundo ele, o paciente pode chegar muito descompensado no pronto socorro, com falta de ar, inchaço, edema nas pernas, e até com dificuldade de dormir por falta de ar. “Esses pacientes têm várias formas de chegar ao pronto socorro, e a ideia é alertar o médico sobre a melhor maneira de abordar cada um dos tipos de descompensação que o paciente possa ter”, explica o Dr Schwartzmann.

“O curso tem uma pequena parte teórica, ele é iminentemente prático, basicamente mão na massa, que é para o médico ver casos, tirar dúvidas, é um curso bastante interativo e que proporciona um crescimento do conhecimento de maneira conjunta”, explica o coordenador do SAVIC/DEIC.

08/08/2019 - 16:08